Com a crescente modernização dos processos, e principalmente pelo Covid ter forçado o aumento das transações virtuais, saber para que serve e como funciona o certificado digital faz-se realmente necessário.
Através dele é possível ter uma maior comodidade eficiência na maioria dos procedimentos que antes eram feitos apenas pessoalmente. Abaixo vamos analisar melhor para que realmente serve o Certificado Digital, e se você deve ou não correr atrás do seu!
Para que serve o Certificado Digital?
De maneira análoga, podemos comparar o Certificado Digital com o seu CPF, ou seja, ele é utilizado para garantir autoridade em documentos online, de modo que eles possam ter validade jurídica. E claro, assim como há um similar do Certificado Digital para o CPF, também há um similar para CNPJ, focado em empresas.
O Certificado Digital para pessoa física
O Certificado Digital para pessoa física chama-se e-CPF. Com ele você consegue assinar documentos digitalmente, através dá assinatura digital. Além disso, com ele você também possui acesso a leilões online, recolhimento do FGTS, pode utilizá-lo para lhe ajudar no Imposto de Renda e em várias outras utilizações.
O Certificado Digital para empresas
Já o Certificado Digital para empresas é o e-CNPJ, e ele serve para assinar documentos jurídicos em nome dá empresa, além de também permitir a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.
Além disso, nós ainda podemos dividir tanto o e-CPF quanto e-CNPJ em outras duas categorias: A1 e A3.
Assim sendo, vamos recapitular para que serve o Certificado Digital abaixo. Com ele você pode:
- Enviar e assinar documentos pela internet;
- Realizar, de forma segura, transações bancárias;
- Participar de leilões virtuais, tais como os leilões da Receita Federal;
- Garantirá validade jurídica em todos os seus documentos eletrônicos;
- Maior facilidade para a realização do Imposto de Renda;
- Realizar logins no site da Receita Federal, bem em como outros sites do Governo;
- Emitir documentos, tais como passaporte, diplomas, e outros;
- Assinar e emitir Notas Fiscais Eletrônicas para sua empresa;
- Entre diversas outras vantagens.
Mas, talvez a principal vantagem aqui seja pela comodidade que o Certificado Digital lhe proporciona.
Principalmente se tratando de um período de quarentena, onde não é viável sair apenas para assinar documentos, reconhecer firma em cartório e todo este processo burocrático que sempre acaba atrapalhando. Com o Certificado Digital é possível simplesmente pular toda esta etapa, ou seja, você consegue realizar tudo isto sem precisar sair de casa, sem ter de enfrentar filas e toda aquela burocracia. E economia de tempo é algo que realmente vale a pena.
Mas não apenas de tempo, a economia também se estende financeiramente. Ao se locomover para realizar estes processos, você gastaria tanto com transporte quanto com papéis. Ao modernizar estes procedimentos, você não mais gasta com transporte, pois agora tudo pode ser feito de dentro de casa, e também não há gastos com papéis, uma das principais vantagens desta modernização é a redução drástica dos papéis envolvidos.
Mas é mesmo seguro?
Talvez a principal resistência quanto ao Certificado Digital esteja por parte de sua segurança. O medo de ataques hackers é bastante alto, porém neste caso ele é infindável.
A tecnologia de criptografia de dados presente no Certificado Digital é realmente revolucionária. Ela garante que suas transações e serviços digitais sejam feitos com extrema segurança, de modo que você não precise se preocupar com isso. A grande preocupação fica sendo com roubos e perdas do seu dispositivo Token, no caso de um Certificado Digital A3, ou então da perda de seu notebook/smartphone, no caso de um Certificado Digital A1. O bom é que em ambos os casos você pode solicitar que seu Certificado seja suspenso temporariamente, para evitar tais problemas.
Como conseguir o seu Certificado Digital
Agora que você já está ciente de para que serve o Certificado Digital e todas as vantagens que ele lhe proporciona, o próximo passo é ir atrás e retirar o seu.
Certificado Digital Remoto: saiba como tirar o seu!
A primeira coisa que você deve ter em mente é que o seu Certificado Digital somente poderá ser retirado através de uma Autoridade Certificadora. Uma vez que você identifique a Autoridade Certificadora mais próxima a você, bem como qual o tipo de Certificado Digital você deseja retirar, então é só marcar um horário e comparecer até o local munido de todos os documentos necessários. Você encontra a lista de documentos na própria Autoridade Certificadora que selecionar, tanto para o e-CPF quanto para o e-CNPJ.
E, a boa notícia aqui, é que antes você apenas poderia retirar seu Certificado Digital presencialmente, mas com o início da pandemia isto acabou mudando. Atualmente há a possibilidade que você retire seu Certificado Digital através de uma videoconferência, outra comodidade que você deve se atentar.
Como Funciona o Certificado Digital?
De início, pode parecer meio complicado, mas o Certificado Digital é um documento que veio para facilitar a vida de pessoas físicas e empresas. Pois, o seu objetivo é justamente funcionar como uma assinatura digital, um RG online.
Através deste documento, é possível agilizar muitos processos, reduzir custos e garantir a validade e segurança dos seus dados. Elaborado com o que há de mais novo na tecnologia criptográfica, esse sistema é extremamente confiável na hora de identificar pessoas e empresas.
O Certificado Digital certamente lhe traz diversos benefícios mas, uma vez que você o consegue, qual é o próximo passo? Como você pode utilizar seu Certificado Digital em todos os benefícios que ele lhe proporciona?
Abaixo nós te ajudamos a entender melhor como cada funcionalidade de seu Certificado Digital funciona.
Como funciona o Certificado A1?
O Certificado Digital do tipo A1 é o que fica instalado diretamente em seu computador, mas também pode ser usado no tablet ou smartphone, através do drive ou alguma nuvem de sua preferência. Para utilizá-lo é simples, basta que você baixe o aplicativo e o instale normalmente em seu computador.
Uma vez instalado, você precisará de seu número de protocolo e senha que utilizou na emissão de seu Certificado Digital. Feito isso, você então poderá começar a utilizar seu Certificado Digital A1
Como funciona o Certificado A3?
Já o Certificado Digital A3 é um pouco diferente, pois ele funciona através de um cartão ou token que você recebe assim que realiza a emissão de seu Certificado Digital.
Sempre que você precisar usar seu Certificado Digital basta ter em mãos seu token ou cartão. Para utilizá-lo, você precisará de uma leitora, no caso do cartão e o token, necessita ser conectado em uma porta USB.
Como usar meu Certificado Digital
Abaixo separamos algumas situações em que você possa vir a usar seu Certificado Digital, bem como você deve proceder diante delas.
Para assinar documentos
Aqui temos a principal comodidade do Certificado Digital, a possibilidade de assinar documentos PDF do conforto de seu lar. Para isto basta que, após ler o documento, você utilize o programa assinador digital, o qual em conjunto com seu Certificado Digital dará validade jurídica ao documento.
Para enviar declarações
Com o Certificado Digital para empresas (e-CNPJ), você poderá enviar para a Receitanet as Declarações de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica (DIPJ).
Para emitir notas fiscais eletrônicas
Essa parte é extremamente útil caso você seja uma pessoa jurídica, ou seja, aqui você precisará do e-CNPJ, o Certificado Digital para pessoa jurídica. É com ele, e através do Ministério dá Fazenda, que você consegue realizar a emissão das notas ficais eletrônicas, e-NF.
Para a dispensa do reconhecimento de firma
Uma vez que você tenha seu Certificado Digital, ele por si só, através de sua assinatura, já dispensa todo aquele processo de reconhecimento de firma de vários documentos.
Para acessar determinados domínios
Alguns domínios, como por exemplo o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), da Receita Federal, apenas podem ser acessados com um Certificado Digital. É através de tais sites que você consegue realizar diversos serviços e ter uma maior comodidade em questões burocráticas.
Atrelado a isto, para a participação de leilões virtuais, como por exemplo o leilão da Receita Federal, também se torna obrigatório o uso do Certificado Digital.
Qual a Importância de usar a certificação Digital?
Em um mundo cada vez mais tecnológico, precisamos adaptar processos e atividades para a internet. Mesmo sem perceber, estamos sempre transmitindo informações sigilosas pela internet.
Certificado Digital: Tudo que você precisa saber sobre o assunto
Assim, o Certificado Digital surge como uma forma de tornar as transações online mais seguras e ágeis. Este documento reúne informações necessárias para confirmar sua identidade sem a necessidade de nenhuma outra comprovação.