Site Loader
Certificado Digital na pratica

Como usar o Certificado Digital na prática?

Você, com certeza, já sabe a função de um Certificado Digital, mas você sabe dizer o que dá para fazer na prática com ele?

Abaixo nós separamos 10 formas de usar o seu Certificado Digital na prática, onde destacaremos tudo o que você pode fazer com ele. Mas antes, para você que talvez não esteja tão familiarizado assim com o Certificado digital, vamos ao básico.

O que é o Certificado Digital?

Antes de mais nada, é importante saber que o Certificado Digital funciona como um documento virtual. Basicamente ele funciona em três categorias:

  • e-CPF: Aqui ele atua como o substitui virtual de seu CPF, aconselhável para pessoa física;
  • e-CNPJ: Já aqui o Certificado funciona como o substituto virtual ao CNPJ da pessoa jurídica;
  • e-NF: E por último temos as Notas Fiscais Eletrônicas, necessário sempre que você for emitir notas ficais.

Para emitir seu Certificado Digital você deve entrar em contato com uma Autoridade Certificadora competente. Através dela você terá acesso à documentação necessária para tal.

Mas, caso queira saber mais a respeito é só conferir: Certificado Digital: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Aprenda Como usar o Certificado Digital na prática

Uma vez que seu funcionamento esteja devidamente entendido, vamos então ao uso do Certificado Digital na prática!

Veja, abaixo, 10 formas de como usar o certificado digital na prática:

1 – Assinar documentos

Uma das principais comodidades do Certificado Digital é com relação a praticidade para assinar documentos. Isso pois, agora não mais existe a necessidade de se reunir com terceiros para assinar documentos.

Ou seja, basta que você leia o contrato recebido e utilize o programa assinador digital para assiná-lo e você irá configurar validade jurídica ao arquivo em PDF.

2 – Participar de leilões virtuais

Seja como pessoa física ou como pessoa jurídica, com seu Certificado Digital você poderá participar de leilões virtuais, tais como o leilão da Receita Federal.

O Leilão da Receita Federal funciona através de produtos apreendidos na entrada do Brasil. Ou seja, esta é uma excelente oportunidade para adquirir produtos novos por um preço bem abaixo do mercado.

3 – Emissão de notas fiscais eletrônicas

Atualmente, a emissão de notas fiscais eletrônicas é obrigatória para a maioria das empresas. Ou seja, isso faz com que necessitem do Certificado Digital para a emissão e assinatura de suas notas ficais eletrônicas, as NF-e.

4 – Para o reconhecimento de firma

Ao obter seu Certificado Digital você não mais precisará recorrer ao cartório para realizar o reconhecimento de firma.

Isso é extremamente cômodo, pois você consegue realizar o reconhecimento de maneira virtual, dando autenticidade a sua assinatura e entregando todos os papéis necessários aos devidos órgãos.

Nada mais de precisar se locomover até o cartório e enfrentar toda a burocracia por detrás disso.

5 – Ter acesso a sites governamentais

Muitos sites do Governo exigem o Certificado Digital apenas para realizar seu login, como é o caso do site da Receita Federal.

Isto é bastante cômodo, pois é através de tais sites que você consegue consultar dados como a sua situação fiscal, despacho, status de cobranças, entre outros.

6 – Para enviar declarações

Se sua organização não fizer parte do Simples Nacional, então é obrigatório a obtenção do Certificado Digital para que você possa enviar a Declaração de Informações Econômico-Fiscal da Pessoa Jurídica (DIPJ) até a Receitanet.

7 – Emitir documentos

Caso você queira emitir, de modo virtual, documentos tais como passaportes e diplomas, será necessário ter o Certificado Digital para lhe auxiliar com isso.

8 – Para ter acesso ao ComprasNET

Com o e-CNPJ ou então o e-CPF você poderá acessar o ComprasNET através do portal do Governo Federal.

Isso é útil para empresas que participem de licitações ou então de contratações que sejam oriundas da administração pública da União. Através dele será possível obter conhecimento dos pregões, catálogos de serviços e materiais, registro de contatos, dentre diversos outros.

9 – Prontuário eletrônico

Profissionais da área de saúde podem utilizar o Certificado Digital para realizar o Prontuário Eletrônico do Paciente do Paciente (PEP). Através dele o histórico clínico do paciente fica gravado, o que configura uma maior agilidade, uma vez que o histórico do paciente pode ser acessado através de qualquer computador.

Além disso, profissionais da saúde também podem assinar laudos, prescrições, exames e contratos digitalmente, através do Certificado Digital.

10 – Transações bancárias

As transações bancárias são outra comodidade possível com o Certificado Digital.

Assim você consegue movimentar sua conta bancária online, e com maior proteção, sem mais a necessidade de se locomover até o banco para tal.

Mais serviços com o Certificado Digital

Acima lhe foi apresentado 10 maneiras de se usar o Certificado Digital na prática, mas ele ainda possui muitas outras aplicações.

Através deste link é possível ter acesso a mais de 170 serviços mapeados nos quais você pode utilizar o seu Certificado Digital na prática.

Ou seja, com seu Certificado Digital você somente tem a ganhar!

Post Author: Certificado Digital

image

Clique aqui e fale com o especialista.