Como fazer um Certificado Digital: Leia o artigo e conheça o passo a passo de como fazer o seu certificado digital em 2020.
Ao longo deste texto, você vai encontrar as principais informações sobre o Certificado Digital e, além disso, também irá aprender o passo a passo de Como fazer um Certificado Digital.
Então confere só os pontos que abordaremos neste conteúdo:
- Importância do Certificado Digital
- O que é um Certificado Digital?
- Quanto Custa um Certificado Digital?
- Instalando o seu Certificado Digital A1
- Certificado Digital emissão online
Os Certificados Digitais estão cada vez mais ganhando espaço no cenário nacional. No Brasil, este documento eletrônico já existe desde 2001, há quase 20 anos. Ele surgiu com a criação da ICP-Brasil pela Medida Provisória nº 2.200-2/200.
Para Que Serve O Certificado Digital? Entenda!
Porém, com a necessidade, cada vez maior de digitalizar tudo, o Certificado Digital começou a ganhar destaque e se tornar realmente importante para empresas e pessoas físicas. Tanto é que o número de emissões vem crescendo ano após ano.
Com a Pandemia do novo Coronavírus, esse processo de levar empresas, transações e negociações para o ambiente online, acabou ressaltando ainda mais a importância e eficácia do Certificado Digital. E, também, acelerando esse processo que já vinha em constante crescente no Brasil.
Agora, por causa da Pandemia, você solicitar a emissão do seu Certificado Digital através de uma videoconferência. Embora a MP que autorizava esse procedimento online já não esteja mais valendo, existe uma expectativa para que, em breve, a emissão do Certificado seja feita completamente online, sem precisar comparecer pessoalmente.
Falaremos novamente sobre isso ao final do texto.
Seja para pessoa física ou para pessoa jurídica, possuir um Certificado Digital é de extrema importância. Isso pois, com ele você evita toda a burocracia de assinar contratos e documentos, reconhecer firma em cartório, realizar transações bancárias, entre diversas outras transações que agora você tem a opção de fazer virtualmente, graças ao Certificado Digital.
Entretanto, para poder aproveitar de todas as vantagens deste Certificado, antes é necessário retirá-lo junto a uma Autoridade Certificadora que seja devidamente reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP.
A ICP é a responsável pela regulamentação dos Certificados Digitais, tanto para pessoa física quanto jurídica. A ICP possui 17 Autoridades Certificadoras, então na hora de procurar aquela mais próxima a você sempre confira se é uma das regulamentadas pela ICP.
Então confere só todo o passo a passo que você deve realizar para retirar o seu Certificado Digital.
#1 – Comece indo atrás de sua Autoridade Certificadora (AC)
A primeira coisa que você deve fazer é selecionar a sua Autoridade Certificadora, devidamente regulamentada pela ICP-Brasil.
E para encontrar a Autoridade Certificadora é fácil, basta acessar o site da ICP-Brasil e você encontra a lista completa por lá.
#2 – Escolhendo o Certificado Digital certo para você
Uma vez que você já tenha se decidido pela Autoridade Certificadora, agora é selecionar o Certificado que mais se adapta às suas necessidades.
Se o certificado é para você mesmo, então o e-CPF é a opção correta aqui. Mas, no caso de uma empresa, ou seja, de uma pessoa jurídica, os Certificados Digitais devem ser o NF-e, e o e-CNPJ.
E você também deverá optar entre um Certificado do tipo A1, aquele que é instalado diretamente em seu computador, e um Certificado do tipo A3, onde lhe é entregue um cartão ou token para utilização.
#3 – Agende um dia e horário
Sim, infelizmente esta parte até o momento é presencial, mas ao pensar que esta etapa presencial pode lhe economizar várias outras, já faz valer a pena. Além disso, o comparecimento torna-se necessário como maneira de evitar fraudes, bem como para garantir a autenticidade do documento.
Marque um dia e horário na Autoridade Certificadora de sua escolha, e não se esqueça de ir com todos os documentos em mãos.
#4 – Separe todos os documentos necessários
Definitivamente você não deve se esquecer de nenhum documento! Pois, caso isso ocorra eles podem não atender sua solicitação, resultando em uma enorme dor de cabeça.
Para te ajudar a não esquecer de nada, confere então abaixo a lista dos documentos que você deve ter em mãos:
- Documentos referentes a constituição de sua empresa, tais como contratos sociais, estatutos ou requerimentos de empresários;
- Quando aplicável, documentos de eleições da diretoria vigente;
- Caso hajam, também serão necessárias alterações contratuais registradas nos devidos órgãos competentes;
- CPF e RG pessoas dos representantes legais;
- O cartão CNPJ impresso
É necessário também ficar atento para o caso da Autoridade Certificadora escolhida solicitar outros documentos específicos.
#5 – Agora é só aguardar!
Para muitos, esta é a parte mais difícil, pois tudo o que você deve fazer aqui é: aguardar!
Se você tiver concluído todos os passos anteriores, então agora é só aguardar, aguardar por um período que pode durar de horas a até mesmo duas. O prazo depende do tipo de Certificado escolhido, bem como da Autoridade Certificadora.
Caso você tenha optado pelo Certificado A1, o prazo é mais rápido, sendo que você receberá no e-mail cadastrado um link para download do arquivo. Mas, no caso de ter solicitado o Certificado A3, então você deverá aguardar um período pré-determinado para retirar seu hardware no mesmo local em que realizou a solicitação.
E claro, saber o valor é outro detalhe que realmente faz a diferença. É difícil ter um valor preciso, pois ele depende de diversos fatores, tais como o tipo de certificação escolhida, a Autoridade Certificadora escolhida e o prazo total de validade escolhido.
Entretanto, abaixo você pode conferir uma tabelinha com os valores médios de cada Certificado Digital.
Você receberá um link para realizar o download de seu Certificado A1. Uma vez que você acesse este link e realize o download, será necessário instalar o arquivo.
Para lhe ajudar nesta instalação, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Escolha uma pasta para salvar o arquivo e, após terminado o download, vá até a pasta e clique duas vezes sobre o arquivo. Ao fazer isso abrirá uma janela, clique em avançar, e depois novamente em avançar;
- A senha do seu Certificado será requerida, basta que você entre com ela no campo específico;
- Após isto feito, marque agora às duas opções: “Incluir todas as propriedades estendidas” e “Marcar está chave como exportável”, e então em avançar;
- Marque agora a opção “Selecionar automaticamente”, e em seguida clique novamente em avançar;
- Agora é só clicar em “Concluir” e depois em “OK”
Feito este passo a passo você já estará com seu Certificado A1 instalado em seu computador e pronto para o uso!
Durante a Pandemia do novo coronavírus, o Certificado Digital se tornou um documento ainda mais importante para empresas. Certamente, este ano foi o mais impactante da história no quesito novas emissões.
Com o distanciamento social e a necessidade de adaptar todos os processos para o ambiente online, o número de novas emissões aceleradamente. Chegando a alcançar o recorde de 600 mil novos certificados digitais no mês de julho.
Certificado Digital Remoto: saiba como tirar o seu!
Outra questão que contribuiu para o aumento das emissões durante a Pandemia, foi a metodologia implementada com base na MP n° 951, de 15/04/2020, e na Resolução nº 170 de 23/04/2020, quando passou a valer as novas regras do setor e foi permitida a emissão de certificados através de videoconferência
Atualmente, esta medida já não vale mais, porém a boa notícia é que a permissão para emissão remota de Certificado Digital foi incorporada à conversão em lei de outra Medida Provisória, a 983, e caso esta nova lei seja aprovada, será possível fazer a solicitação do seu Certificado online!
Com isso, expectativa para o setor é animadora. Apontando 2020 como o ano com maior número de emissão de Certificados Digitais da história. Com um total de 6,3 milhões de certificados até dezembro.