Certificado Digital Remoto: Durante a pandemia, a urgência de se realizar contratos e transações de maneira virtual cresceu bastante. Sendo assim, saber como tirar o Certificado Digital tornou-se ainda mais útil para empresas e pessoas físicas.
Dessa maneira, durante a quarentena, por meio da Medida Provisória n° 951, de 15/04/2020, e na Resolução nº 170 de 23/04/2020, tornou-se possível fazer a solicitação do Certificado Digital remotamente, através de uma chamada de vídeo.
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Saiba tudo sobre Certificado Digital
Atualmente, o maior problema para ter um Certificado Digital, principalmente durante a quarentena, se dava quanto a imposição da presença para solicitar a emissão.
No entanto, a Medida Provisória 951 tinha o objetivo de garantir a emissão remota do Certificado, para além da forma presencial. E os números mostram que a possibilidade de emissão remota, aliada a pandemia, somou bastante ao mercado.
Certificado Digital: Tudo que você precisa saber sobre o assunto
Em agosto de 2019, por exemplo, houve a emissão de 469.941 certificados. Enquanto em agosto de 2020 o número de emissões subiu para 563.597, um aumento de 19,9%, e um novo recorde para o mês.
Como Tirar o seu Certificado Digital Remoto?
Agora, com a possibilidade de tirar o Certificado Digital de online, por videoconferência, o processo certamente fica mais fácil, rápido e confortável.
Confira então os detalhes para este novo formato de atendimento e saiba como realizá-lo:
O atendimento por videoconferência, etapa de validação da identidade do titular, substitui o procedimento de validação presencial. Esse processo é essencial para emitir o seu Certificado Digital, pois a videochamada é capaz de garantir total autenticidade que lhe é exigida.
A videoconferência acontece após o envio da documentação necessária. Para solicitar o seu Certificado Digital, você pode clicar aqui, preencher suas informações e receber uma ligação para dar início ao processo.
Como tirar seu Certificado Digital Remoto
A videoconferência substitui a necessidade de comparecimento à agência, e para fazê-la é muito simples.
# Passo 1
A primeira medida é solicitar e efetuar o pagamento referente ao tipo de Certificado que você deseja obter.
# Passo 2
Agora você deverá agendar sua videoconferência. Uma vez que você agende sua videoconferência, você deverá enviar os documentos requeridos (CPF, CNPJ, número do pedido) para o e-mail que lhe será informado.
# Passo 3
Quando estiver chegando próximo à data e horário de sua videoconferência, você receberá um e-mail com o link de acesso para sua reunião. Lembre-se de logar sempre com antecedência, de modo que você possa chegar sua câmera, microfone e a conexão de sua internet.
# Passo 4
Ao término de sua reunião, você receberá em até 2 dias úteis um link para download do aplicativo no caso de um Certificado A1. Entretanto, no caso de um Certificado A3, você terá de aguardar até que seu cartão/token chegue até sua residência.
Durante a videoconferência
A videoconferência substitui a necessidade de comparecimento, entretanto, ainda assim é necessário que o Agente de Registro possa lhe ver claramente.
Ou seja, é importante que você esteja em um local silencioso, com roupas adequadas, documentos em mãos e sem nenhum tipo de acessório que possa dificultar seu reconhecimento.
E, com relação ao aplicativo utilizado para a videoconferência, os mais usualmente utilizados são Teams, Zoom e Webex. Certifique-se então de entender como eles funcionam antes da reunião, não deixe para abri-los pela primeira em cima da hora.
Números das Certificações Digitais no Brasil
Para se ter uma ideia do tamanho, estima-se que, desde janeiro até agosto de 2020 o Brasil emitiu mais 3.921.181 novos certificados. A previsão é que até o final do ano este número chegue a 6.319.026.
Atualmente, há um total de 9.468.413 certificados em ativa, sendo estes 53,1% para pessoas jurídicas. 46,3% para pessoas físicas e 0,6% para equipamentos.
Adquirir um certificado digital certamente é algo que ajuda bastante em vários processos, como, por exemplo:
- Assinar documentos digitalmente com sua assinatura eletrônica;
- Emitir documentos, tais como diplomas, passaportes, etc;
- Fazer transações bancárias;
- Assinar Notas Fiscais Eletrônicas;
- Terá uma maior facilidade durante a realização de seu Imposto de Renda;
- Realizar login em ambientes restritos, tais como o site da Receita Federal;
- Participar de leilões virtuais, tais como o Leilão da Receita Federal;
- Enviar documentos ao governo;
- Dentre várias outras funcionalidades.