As vantagens do certificado digital são percebidas na prática por inúmeros modelos de negócio. Ainda mais em uma realidade de pandemia, quando o uso da tecnologia se tornou um diferencial para a sobrevivência de diversos setores. O turismo, um dos mais afetados pela crise, precisa mais do que nunca desse tipo de ferramenta para se reerguer.
As agências de viagem podem ser as mais beneficiadas, pois constantemente realizam transações formais com seus clientes. O certificado digital é a alternativa para esses fechamentos durante e após o isolamento social, imprimindo agilidade de processos e segurança.
Seus contratos de viagem e turismo ainda são assinados manualmente? Se sim, confira neste artigo como a transição para o certificado digital pode revolucionar os resultados do seu negócio!
Como a inovação digital contribui para o mercado do turismo
O segmento do turismo sofreu grandes perdas em 2020. Com a paralisação das atividades não essenciais e insegurança dos viajantes quanto à segurança física e cuidados com a saúde ao viajar, os prejuízos foram cumulativos.
Ao longo desse período, percebemos uma mudança no comportamento do consumidor, mais disposto a executar suas ações cotidianas no ambiente digital. Cabe às agências de viagens, hotéis e demais empresas aproveitarem a tendência para acelerar a retomada do setor.
A ideia, a princípio, é investir em ferramentas alinhadas a essas novas demandas. O importante é que essas soluções digitais estejam integradas ao maior número de processos, garantindo a confiança e agilidade que as pessoas atualmente esperam das suas marcas preferidas.
Nesse contexto podemos inserir o certificado digital, o sistema de verificação de documentos e validação de assinaturas no ambiente eletrônico. A tecnologia é o meio mais seguro da internet para identificar um indivíduo, equipamento ou aplicação virtual.
Em um momento de insegurança e hesitação — principalmente por parte do público consumidor de turismo e entretenimento — o mecanismo pode ser um incentivador para a realização de reservas e aquisição de serviços. Permite a compra e assinatura de contratos com total segurança contra as fraudes virtuais e no conforto de casa.
Como a assinatura eletrônica facilita os contratos de viagem
Uma pesquisa efetuada em julho de 2020 pela companhia TRLVLab apontou que 20,18% dos avaliados pretendem adquirir a próxima viagem por meio de uma agência ou operadora de turismo. Além deles, outros 23,24% farão a aquisição em uma agência online.
Com uma tendência de quase metade do público optando pelo serviço das agências, a assinatura de contratos no ambiente digital é a alternativa que melhor atende a expectativa desses clientes. Com a assinatura eletrônica via certificado digital, a agência de viagens oferece uma experiência de compra ágil, totalmente remota e, claro, com total segurança contra golpes e fraudes.
Além disso, passa a economizar insumos como papel e toners para impressoras, com remessas de documentos via mensageiro transportador ou Correios. Isso sem contar os gastos frequentes com o reconhecimento de assinaturas, gerenciamento e organização dos contratos, espaço físico para armazenamento etc.
Para executar o processo da maneira correta e realmente segura, a empresa precisa realizar suas assinaturas eletrônicas via certificado digital.
A aplicação utiliza diferentes pontos de validação, combinados, para confirmar a identidade eletrônica do autor e assinante de um documento. O sistema eletrônico serve tanto para a criação de um e-CNPJ ou e-CPF e oferece validade jurídica a qualquer documento compatível com a tecnologia, semelhante a dos documentos físicos.
Como implementar o certificado digital no turismo
Como você deve ter percebido, a confiabilidade do sistema certificado digital não se restringe somente ao uso em indústrias, e-commerces ou grandes varejistas físicos. Seus benefícios podem e devem ser aplicados às agências de turismo.
Caso a empresa ainda não possua um certificado digital válido, basta adquiri-lo seguindo os seguintes passos:
- solicite o serviço a uma Autoridade Certificadora registrada pelo ICP-Brasil;
- escolha o tipo de certificado digital mais adequado para o seu negócio;
- agende dia e horário para a emissão do certificado e confirmação da identidade do detentor e/ou de seu representante legal;
- reúna os documentos solicitados;
- aguarde o dia do agendamento.
O processo é simples e geralmente ocorre em poucos dias. Após a instalação, a agência de turismo pode utilizá-lo para assinar seus contratos digitais e assegurar transações eletrônicas dentro do site, permitindo que o cliente selecione o pacote desejado e efetue o pagamento da viagem digitalmente. Para a última opção, é requerido o Certificado Digital SSL.
Neste artigo falamos um pouco sobre os benefícios do certificado digital no turismo e da importância de implementar o processo de modernização digital em agências e empresas do setor. Um recurso fundamental para atrair, cativar e facilitar a jornada do consumidor viajante.
Quer descobrir como sua empresa pode ganhar agilidade e reduzir custos com a assinatura digital de contratos? Clique aqui e converse com nossos especialistas!