Site Loader

Não há como fechar negociações envolvendo imóveis — seja compra, venda ou locação — sem ter um bom contrato para fidelizá-las. A assinatura digital por meio do Certificado Digital é um recurso valioso para tornar essas transações imobiliárias ainda mais seguras e eficientes. 

Afinal, uma etapa tão importante do segmento não poderia ficar de fora das evoluções digitais que vivenciamos nos últimos tempos. Mudanças ainda mais aceleradas pela pandemia e a nova sociedade, cuja população está disposta e interessadas a resolver questões práticas ou burocráticas no conforto de suas casas. 

O setor imobiliário continua ativo e deve aproveitar o cenário para promover sua digitalização. Pensando nisso, separamos a seguir algumas informações relevantes sobre a implementação e os benefícios do sistema de assinaturas digitais. Acompanhe!

O que é uma assinatura digital?

Primeiramente, precisamos distinguir assinatura eletrônica e assinatura digital. Embora muitos as tratem como sinônimos, a assinatura digital está ligada a tecnologia do Certificado Digital, sistema configurado conforme o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Essa vinculação confere à assinatura digital a devida validade legal, uma vez que sua obtenção exige a validação de documentos, prova biométrica e de vida, assim como outros meios para identificação de um indivíduo.

Já a assinatura eletrônica pode ser compreendida como qualquer meio para assinar um documento virtual. São incluídas nessa categoria a própria assinatura via certificado digital e as rubricas digitalizadas inseridas em arquivos no formato PDF, por exemplo. 

Uma assinatura eletrônica pode também ser reconhecida juridicamente. Para tal, deve acontecer uma tratativa registrada entre as partes — por acordo escrito, e-mail ou conversas de WhatsApp — comprovando comum acordo em assinar o documento utilizando-a. 

Contar com uma assinatura digital pula essa etapa, conferindo valor legal imediatamente após a finalização do contrato. Além disso, o sistema é mais seguro contra falsificações e golpes.

Quais as vantagens da assinatura digital nas transações imobiliárias?

Quem tem uma imobiliária ou outro negócio do segmento sabe o quanto pode demorar até todas as partes assinarem um contrato de compra e venda ou de locação, bem como os cancelamentos que ocorrem em função disso.

Por que não adotar um modelo de assinaturas que agiliza o processo e ainda facilita a vida dos clientes? Se a dúvida persistir, basta conhecer melhor os benefícios da utilização, o que faremos logo a seguir.

Otimiza o tempo e amplia a produtividade

Não será mais necessária a presença física de cada interessado, nem o tempo com deslocamentos será desperdiçado. A assinatura digital permite firmar qualquer contrato sem sair de casa ou do escritório. É perceptível a queda nas desistências de fechamento e a maior agilidade nos processos internos da empresa.

Diminui a burocracia

Com o certificado digital seu negócio não precisa mais se perder entre papéis, coletas de assinaturas e reconhecimentos de firma no tabelião de notas. Isso resultará em uma imobiliária mais dinâmica, proativa e focada em outras questões centrais do negócio, como a prospecção de novos clientes.

Reduz custos administrativos

Sem os gastos com impressões, cópias, autenticações e armazenamento, a imobiliária pode economizar, investir em novas frentes e melhorar seus resultados financeiros. São percebidas reduções também nos gastos com o pessoal responsável pela administração de contratos.

Não requer grandes espaços físicos

A locação de contêineres ou salas de arquivo é uma realidade para quem tem um volume massivo de documentos para armazenar. Sem contar os gastos com armários, ficheiros e outros materiais de organização. Com a assinatura digital todos esses arquivos podem ficar guardados em uma pasta no servidor da empresa, ou na nuvem.

Melhora o foco no cliente

A cultura Customer Centric — centrada no cliente — é uma estratégia que coloca o consumidor como alvo de todas as ações e atenções da empresa. A iniciativa aplicada ao ramo imobiliário promove a satisfação e fidelização de proprietários e locatários, pessoa física ou jurídica. 

O modelo gera novas oportunidades de negócio e lucratividade, mas, com contratos acumulados para assinar e gerenciar, fica bem mais complicado implementá-lo. Permitir ao cliente fechar o negócio remotamente, no local onde se sente mais confortável, é por essência focar nas necessidades dele. 

Torna a empresa mais sustentável

O consumo mínimo dos recursos naturais é umas das pautas da atualidade. Com as assinaturas via certificado digital, companhias consomem menos papel e podem incentivar uma política interna de preservação do meio ambiente.

Meu cliente não tem certificado digital. E agora?

A ideia é incentivar esses consumidores a terem seu próprio certificado digital. O recurso é essencial para ele assinar o contrato com a imobiliária remotamente e com segurança. Tanto empresas quanto pessoas físicas podem ter o seu e-CPF ou e-CNPJ, seja no modelo A1 ou A3. 

Além de colaborar com as medidas de distanciamento social, uma adoção coletiva à assinatura digital tende a se tornar mais um impulso para a retomada da economia e modernização do nicho imobiliário.

Alguns problemas são percebidos somente quando obtemos uma solução para eles. Esse certamente é o caso dos contratos físicos nas transações imobiliárias. Vimos como a assinatura digital agiliza os fechamentos, melhora a produtividade e reduz custos significativos de imobiliárias, incorporadoras, entre outros negócios. Implementá-la pode otimizar sistemicamente o negócio.Gostou das vantagens de ter uma assinatura digital? Clique aqui e veja como solicitar o seu com alguns cliques!

Post Author: Certificado Digital

image

Clique aqui e fale com o especialista.