Site Loader

Descubra diferenças entre os modelos, entenda como usar e saiba como escolher o certificado digital ideal para suas necessidades.

Token, cartão ou nenhum deles? Modelo A1 ou A3? Essas são apenas algumas das perguntas que rondam a cabeça de quem está prestes adquirir ou utilizar o certificado digital pela primeira vez. 

Esclarecidos tais questionamentos, o dispositivo se torna uma excelente ferramenta para facilitar processos corporativos, além de gerar segurança e agilidade nos negócios.

Essa série de vantagens também atrai as pessoas físicas, ainda mais com a emissão do certificado 100% online. A aquisição facilita o acesso às informações do Imposto de Renda, possibilita a assinatura de contratos digitais, dentre outras facilidades.

Preparamos um informativo para facilitar a jornada dessas pessoas — e das empresas — na aquisição e utilização de seus certificados digitais. Acompanhe as próximas linhas e saiba tudo sobre o assunto.

Quais as diferenças entre os certificados A1 e A3?

Uma das principais dúvidas entre os consumidores é saber qual modelo de certificado — A1 ou A3 — é ideal para o seu negócio ou realidade. Em uma primeira abordagem, os dois tipos divergem na maneira como suas chaves criptográficas são emitidas. 

No modelo A1, a chave criptográfica é gerada dentro do dispositivo em que o certificado foi instalado. Pode ser utilizada em notebooks, computadores, tablets e celulares.

Já o modelo de certificado digital A3 requer um hardware adicional para gerar as chaves criptográficas. Os mais utilizados são o token e a leitora para cartão de acesso.

Outra grande diferença está na validade dos certificados. O A1 tem duração de 1 ano, enquanto o A3 precisa ser renovado entre 1 a 3 anos da sua data de emissão. Por outro lado, somente o certificado A1 permite a emissão 100% online via videoconferência.

O que devo comprar para ter um Certificado Digital?

Tanto o certificado digital A1 quanto o A3 terão um custo para a empresa ou pessoa física, pois será adquirido um arquivo digital emissor de chaves criptográficas.

O modelo A3, contudo, costuma ter um custo mais elevado, pois exigirá a aquisição dos dispositivos adicionais. Você precisará adquirir um token para certificado, ou então uma leitora USB com smartcard. O valor gasto pode ser relativo, já que o modelo não exigirá a renovação anual do certificado, como ocorre no A1.

Ainda assim, é preciso ponderar os prós e os contras de cada tipo. Confira um pouco mais no resumo a seguir:

Certificado A1Certificado A3
validade de 1 ano;criptografia gerada no próprio local de instalação;pode ser usado em celular e tabletpermite utilização de inúmeros aparelhos simultaneamente;não requer digitação de senha;permite a emissão por videoconferência.válido por até 3 anos;requer token ou leitora de smartcard para geração das chaves;disponível apenas para notebooks ou desktops;deve ser usado em um computador por vez;a senha deve ser digitada a cada utilização;não pode ser emitido ou renovado 100% online.

Como instalar o meu Certificado Digital? 

Ciente das vantagens de cada tipo de certificado? Chegou a hora então de aprender a instalar o certificado digital no seu dispositivo. Entenda!

Certificado A3

Uma vez emitido e liberado o acesso ao certificado, entre no site da sua certificadora e busque um link para instalação de drivers e dispositivos.

Selecione o arquivo conforme a mídia adquirida — cartão ou token — e clique em baixar arquivo.

Após a conclusão do download, siga os procedimentos expostos na tela e faça a instalação do arquivo. Aceite os termos de uso e clique em avançar até a conclusão do processo.

Conecte o hardware do certificado na USB e aguarde o reconhecimento. Para saber se o processo deu certo, experimente utilizá-lo em uma tarefa corriqueira, como em uma consulta ao e-CAC ou ao Conectividade Social, no caso de e-CNPJ.

Certificado A1

Após a validação de identidade e liberação de uso, você receberá um e-mail com os códigos e instruções de instalação do certificado. No documento, constará o link para o instalador de certificados da SERPRO, onde você pode baixar o arquivo de utilização do certificado digital.

Selecione o modelo A1 e o sistema operacional da sua máquina para fazer o download do arquivo adequado. Prossiga com as instruções da tela e, após a instalação, insira o número de referência e o código de acesso que foram enviados no mesmo e-mail. 

Caso adquira o seu acesso com a Renovar Certificado, você pode solicitar a ajuda do suporte, se tiver dificuldades em qualquer etapa do processo.

Como utilizar o certificado digital, na prática?

Existem algumas sutilezas entre a utilização do certificado A1 e do A3. Em razão disso, simulamos o funcionamento da tecnologia na hora de acessar o site do e-CAC e como será a resposta em cada situação.

  • acesse o site do e-CAC – Centro Virtual de Atendimento;
  • clique em entrar com GOV.BR e depois na opção certificado digital;
  • utilizando o certificado A1, abrirá uma tela pop-up com a opção de selecionar o certificado digital desejado. Depois, será exibido no rodapé uma tela com pedido de permissão de acesso à sua chave privada. Após permitir, o site será liberado;
  • se o acesso for com um modelo A3, insira o token ou a leitora com o cartão no computador. O sistema emitirá uma caixa de permissão para uso do dispositivo. Após, será exibida uma caixa para seleção do certificado correto e um pedido para digitação da senha PIN de acesso. 

Fique atento para não digitar a senha incorreta, pois o dispositivo será bloqueado após algumas tentativas incorretas de uso. Se isso acontecer, será necessário digitar a senha PUK que acompanha o dispositivo. Caso o administrador do cartão ou token a perca, somente a emissão de um novo certificado resolverá o problema.

Saiba mais sobre o assunto

Agora que você já sabe as diferenças e como utilizar o seu certificado digital, aproveite para entender como funciona a emissão de certificado online.

Post Author: Certificado Digital

image

Clique aqui e fale com o especialista.